miércoles, 22 de julio de 2015

Selassie quer ver como o brasileiro se diverte

Diário de noticias -Rio de Janeiro - 7 do Dezembro do 1960
Selassie quer ver como o brasileiro se diverte

Para «ver como o povo brasileiro vive, trabalha e se diverte», chegará dia 13 no Rio (e do aeroporto do Galeão seguirá imediatamente para Brasília), para uma visita de cinco dias ao nosso país, o imperador da Etiópia.

Da nova capital irá a São Paulo e a Belo Horizonte, devendo passar na Guanabara os dias 16 e 17.

Haile Selassie (que significa Instrumento da Santísima Trinidade) tem os títulos de Negus-Negusta, Imperador da Etiópia, Leão Conquistador da Tribo de Judá, Eleito de Deus, Descendente do Rei Salomão e da Rainha da Sabá – o que lhe confere a condição de Herdeiro das Promessas dos Profetas.


Aproximação

O verdadeiro sentido político da visita do Negus se traduz no grande desejo de aproximação dos países africanos com o Brasil, cujo diálogo lhe afigura ser mais fácil do que com os países europeus ou com os Estados Unidos.

Durante sua estada entre nós, deverá ser firmado um tratado de amizade entre os dois países. Há também a possibilidade de se fazerem (...) a fim de que a Etiópia, produtora de um milhão de sacas de café anuais, venha a integrar o Convénio Mundial do Café, em futuro próximo.


Integração

A modernização da Etiópia, país cristão desde o século XV e o primeiro a se libertar na África, a sua integração na comunidade internacional, como a promessa de tropas á Coréia e atualmente ao Congo, constitui preocupação constante do imperador Haile Selassie, que apoia integramente o movimento emancipacionista africano. Acha que a África deve-se afirmar como Continente, devendo criar o seu organismo regional nos moldes de outros existentes, como, por exemplo, a Organização dos Estados Americanos.


Comitiva

Acompanha o imperador da Etiópia em sua viagem ao Brasil, sua filha, a princesa Menem, o vice-primeiro-ministro Akilou Abt Wold, o ministro da Corte, Ato Tafera Work K. Wold. E ainda incerta a vinda do príncipe Alexander Desta, seu neto, comandante das Forças Navais e uma das personalidades em seu país mais bem informadas sobre o Brasil.


Arquitetura

Desejando construir novo palácio em Adis Abeba, capital da Etiópia, e uma nova cidade universitária, S.M. Haile Selassie tem interesse em apreciar a moderna arquitetura brasileira (Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e rio) e conhecer os nossos mais famosos arquitetos.


Publicado en Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 7 do Dezembro do 1960
Cortesia do escritório de EABIC no Brasil